O altar, em torno do qual a Igreja está reunida na celebração da Eucaristia (CIC § 1383)

O altar representa os dois aspectos de um mesmo mistério: o altar do sacrifício e a mesa do Senhor, e isto tanto mais porque o altar cristão é o símbolo do próprio Cristo, presente no meio da assembléia de seus fiéis, ao mesmo tempo como vítima oferecida por nossa reconciliação e como alimento celeste que se dá a nós. “Com efeito, que é o altar de Cristo senão a imagem do Corpo de Cristo?” - diz Santo Ambrósio [Sacr. 5,7] ; e alhures: “O altar representa o Corpo [de Cristo], e o Corpo de Cristo está sobre o altar [Sacr. 4,7] ”. A liturgia exprime esta unidade do sacrifício e da comunhão em muitas orações. Assim, a Igreja de Roma ora em sua anáfora:

Nós vos suplicamos que ela seja levada à vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu [MR, Prex eucharistica I seu Canon Romanus, 96, Tipografia Poliglota Vaticana, 1970, p. 453] .

"A renovação da Ceia é favorecida por uma disposição que envolve a assembléia em torno de um altar, lembrando assim aquela reunião dos discípulos na 'sala de cima' em torno do Senhor.

O altar é o centro da celebração, ao mesmo tempo memorial, presença e anúncio. Tudo parte dele e se reúne em torno dele. Ele é a imagem da refeição entre a última Ceia e o banquete da vida eterna." (Cf. o Livro: Enciclopédia da Eucaristia, Maurice Brouard, S.S.S. 'ORG', pág. 499)

O altar é o onde se torna presente o sacrifício redentor da cruz sob os sinais sacramentais. Também é a mesa do Senhor própria para o sacrifício e o banquete pascal, onde todos somos convidados a participar do banquete da salvação. Mesa própria, onde o sacrifício da cruz se perpetua pelos séculos, até que Cristo venha; mesa onde, os filhos da Igreja se congregam para dar graças a Deus e receber o Corpo e o Sangue de Cristo. O dom de Cristo é um dom de Vida que jorra da cruz, e o altar é a mesa do Senhor. É claro, que o altar é 'objeto', porém está marcado nesse ponto pelo Mistério pessoal de Cristo. 

Por realçar que no altar se celebra o memorial do Senhor e se dá aos fiéis seu Corpo e Sangue, os escritores eclesiásticos foram levados a vê-lo como sinal do próprio Cristo, e daí tornar-se comum a afirmação: "O altar é o símbolo do próprio Cristo".  Ele é o centro do espaço sagrado, para ele devem convergir-se todas as atenções dentro da igreja. A mesa do Senhor, é o próprio Senhor presente quando se celebra a Eucaristia. Por esse motivo, ele deve ser tratado com toda a reverência e com o máximo respeito de nossa parte. Sempre que passarmos a sua frente devemos fazer a ele uma profunda reverência. Não devemos colocar sob ele coisas que não fazem parte diretamente da celebração eucarística, como papéis, imagens etc.

O altar cristão é importante "memória" do verdadeiro altar, que é Cristo. Nele, todo cristão é também um altar espiritual.

O que era apenas humano e terreno se transforma em divino e celeste pela força de Cristo, simbolizado pelo altar. Aliás, vamos colocar tudo em cima do altar para que o Corpo e Sangue de Cristo possam transformar tudo em graça para nós e para o mundo.