O Catolicismo É A Religião Verdadeira?

AUTORIA – Pe. Jorge Loring, SJ
TRADUÇÃO LIVRE – Ammá Maria Ângela de Melo Nicolleti
FONTE – www.es.catholic.net


O caminho para chegar a Deus é aquele que Ele mesmo nos mostrou, revelando-nos uma religião.

A religião verdadeira somente pode ser uma, pois as religiões se contradizem entre si. A verdade só pode estar num dos dois campos: se, sobre um ponto concreto e, a partir de um mesmo ponto de vista, alguns dizem si e outros dizem não, não podem os dois ter a razão ao mesmo tempo. Se alguém diz que Cervantes nasceu na Espanha e outro diz que nasceu na Inglaterra, é evidente que não podem ter, os dois, razão ao mesmo tempo. Um dos dois se equivoca.

Nós, católicos, dizemos que Cristo é Deus. Outros o negam. É claro que não podemos ter todos razão. Por isso, apenas há uma religião verdadeira.

Para conhecê-La, não faz falta estudar todas as religiões. Basta conhecer os motivos de credibilidade do cristianismo para saber que é a religião verdadeira. Seria absurdo pensar que Deus revelou várias religiões contraditórias entre sim. A única religião verdadeira é aquela que Deus revelou, e a podemos conhecer por sinais certos, como são os milagres de Jesus Cristo.

A religião católica foi fundada por Cristo-Deus; todas as demais religiões foram fundadas por homens. Nem Buda, nem Confúcio, nem Maomé, nem Lutero, etc., pretenderam ser Deus. Jesus Cristo afirmou repetidas vezes em Sua vida que Ele era Deus (32 vezes). A ocasião mais solene foi diante do Sinédrio quando a interpelação de Caifás, o qual, diante da afirmação de Cristo, O chama de blasfemo e O condena à morte. A blasfêmia se castigava com a pena de morte entre os hebreus. Para confirmar que era verdade o que dizia, Jesus Cristo fez vários milagres, principalmente Sua própria ressurreição.

Jesus Cristo fundou uma única Igreja: "HAVERÁ UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR". Esta Igreja é a Igreja Católica, Apostólica e Romana. Todas as demais Igrejas e religiões estão equivocadas. Umas, porque não reconhecem o verdadeiro Deus, como o Budismo. Outras, porque se separaram da Igreja verdadeira, como o Protestantismo.

Segundo o primeiro Concílio de Constantinopla, celebrado no ano 381, a Igreja, tal como a fundou Jesus Cristo, tem quatro notas características, isto é, quatro sinais distintivos, que são quatro propriedades essenciais que, todas juntas, são exclusivas e manifestantes da verdadeira Igreja de Jesus Cristo, Estes sinais distintivos, estes atributos, são:

· UNIDADE
· SANTIDADE
· CATOLICIDADE
· APOSTOLICIDADE

Por estes sinais é que cremos que a Igreja Católica é a que Cristo fundou, enquanto que as Igrejas Protestantes não reúnem as condições necessárias para isso.

Devemos rezar pelos não-católicos para que se convertam, e eles e nós nos unamos na única e verdadeira Igreja de Cristo que é a Católica.