Nesta Santa Páscoa do Senhor...

+ Meus amados irmãos, filhos e Fraternos!

Nesta Santa Páscoa do Senhor, não encontrei palavras mais santas e apropriadas para expressar, com sinceridade e muito amor e gratidão a Jesus, Filho de Deus e Filho do Homem, que as mesmas das quais o Papa Bento XVI se valeu, em 2007, dando início da Via Sacra no Coliseu.

 

Por serem de grande e irrefutável atualidade, aqui estão elas para a reflexão de cada um:

 

"As sombras noturnas desceram sobre Roma, como naquela noite sobre as casas e jardins de Jerusalém. Também nós nos aproximaremos das oliveiras do Getsêmani e começaremos a seguir os passos de Jesus de Nazaré nas últimas horas da Sua vida terrena.

 

Será uma viagem na dor, na solidão, na crueldade, no mal e na morte. Mas, será igualmente um percurso na fé, na esperança e no amor, pois a sepultura da última etapa do nosso caminho não permanecerá selada para sempre.

 

Passadas as sombras, na alvorada da Páscoa, levantar-se-á a luz da alegria; o silêncio será substituído pela palavra de vida; à morte sucederá a glória da ressurreição.

 

Rezemos, portanto, entrelaçando as nossas palavras com aquelas de uma antiga voz do Oriente cristão!

 

"Senhor Jesus, concedei-nos as lágrimas que no momento não possuímos, para lavar os nossos pecados!

 

Dai-nos a coragem de suplicar a Vossa misericórdia!

 

No dia do último juízo, arrancai as páginas que enumeram os nossos pecados e fazei que não existam mais (1)"!

 

Senhor Jesus, Vós repetis também para nós, nesta noite, as palavras que um dia dissestes a Pedro: «Segue-me!».

 

 

Obedecendo ao Vosso convite, queremos seguir-Vos, passo a passo, no caminho da Vossa Paixão, para também nós aprendermos a pensar segundo Deus e não segundo os homens. Amém!"

(1) Nil Sorkij (1433-1580), da Orazione Penitenziale.

 

Até aqui, as palavras do Santo Padre. Se lhes parecer que meus votos, neste ano, estão mais para a Sexta-feira Santa do que para a Páscoa, vocês acertaram.

 

Porém, minha intenção não é parar na Sexta-feira Santa. É, sim, levá-los a refletir sobre a Via Sacra de Jesus que se plenificou nEle como ação redentora, na manhã do Domingo da Ressurreição. Esse caminho de sor, sofrimento e solidão precisa ser "completado" em mim e por mim, em e por cada um de nós, que ainda militamos debaixo das sombras de uma humanidade cada vez mais embrutecida pela "criatividade do mal". Disso, todos nós somos vítimas direta ou indiretamente.

 

Não apenas "não sejamos vítimas"! Muito mais se nos é exigido por vocação cristã: não sejamos, nunca, causa desse maior desastre "ambiental" espiritual, moral e social por comportamentos ambíguos e omissos!

 

Sejamos portadores "da Verdade que ilumina o mundo" (Jo 8, 12-20)! Não esperemos que os mundanos nos recebam! Mostremos, por atos e palavras, que nossa fé é em Jesus, "Vida para a vida do mundo"; é convicção enraizada em nossos corações!

 

Não sejamos contra-testemunhas! Se, por fraqueza, isso acontecer, sejamos "humildes, sob a poderosa mão de Deus" e dos que escandalizamos, pedindo-lhes "perdão" e nos reconciliando com a "Verdade, o Caminho e a Vida"!

 

Por isso, vamos, todos juntos, como "povo escolhido da Nova Aliança", viver, estes últimos momentos até a Vigília Pascal, no silêncio amoroso e solidário com Jesus sepultado e com toda a humanidade sofrida pela escravidão do pecado, o mal-raiz de todos os males!

 

Meditem as palavras de Nil Sorkij citadas pelo Papa Bento XVI!

 

Uma Santa e frutuosa Solenidade da Ressurreição do Senhor a todos, votos que estendo aos seus familiares e amigos!

 

Ammá

Páscoa de 2023 – 9 de abril

 

POST