Fundadora

Nasci em 9 de janeiro de 1944, na cidade de Laranjal Paulista, no interior do Estado de São Paulo. Meus pais de chamavam José Serafim Nicoletti e Ninette de Mello Nicoletti. Tenho dois irmãos mais novos: José Luiz de Mello Nicoletti e Paulo César de Mello Nicoletti.
 
Passei a infância e adolescência em Botucatu (SP), fases da minha vida das quais guardo gratas recordações.
 
Aos 5 anos de idade, fui matriculada no Colégio dos Anjos, onde estudei com as Irmãs Marcelinas até a Faculdade, com exceção do antigo curso primário.
 
No dia 10 de maio de 1964, ingressei na Congregação das Marcelinas, em Botucatu. Aí fiz seis meses de postulantado e dois anos de noviciado, sob a direção espiritual e formação da IR. ROSELLA COSMA. A Superiora da Comunidade Marcelina era a IR. FEDELE NUZZACI, grande educadora. Terminado o noviciado fui transferida para Muriaé - MG, depois para o Rio de Janeiro - RJ, depois para São Paulo – SP.
 
Em 1967 emiti os primeiros votos religiosos (temporários) e em 1972, os votos perpétuos. Como religiosa, morei em Muriaé (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Por 38 anos, vivi minha consagração religiosa no Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina.
 
Em 1980, experimentei a força do Batismo no Espírito Santo, determinante na mudança de rumo da minha vida. Iniciei, então, um pequeno grupo de partilha e evangelização com meus alunos da Faculdade Santa Marcelina - SP, cuja diretora, amiga e incentivadora do grupo nascente foi a IR. ÂNGELA RIVERO.
 
Com esse grupo,em 1984, iniciamos um Querigma que teve a duração de um semestre todo. Ao terminá-lo, fui inspirada a aprofundar cada tema, de onde passamos para a Catequese. Quando as pessoas começaram a se interessar por algum serviço, iniciei com elas encontros de Pastoral. Ao estudarmos a Exortação Apostólica EVANGELII NUNTIANDI, do Papa Paulo VI, com muita alegria, nos vimos dentro desse documento. Daí tive a certeza de que o Espírito Santo nos estava conduzindo.
 
O tempo todo que vivi em São Paulo, na Casa de Formação Santa Marcelina, recebi todo apoio moral e espiritual da IR. FERNANDA MARTELLINI, Delegada da Madre Geral para o Brasil na época (Madre MARIA ELISA ZANCHI), e com quem teve uma feliz e inesquecível convivência.
 
Em 25 de janeiro de 1987, fui novamente transferida. Desta vez, para Belo Horizonte – MG, sendo designada para aí ser a Diretora Pedagógica do Colégio Santa Marcelina (de 1987 a 1991), trabalhando com todo o apoio e em plena comunhão de coração com a então Superiora IR. OLGA MAGDALENA, minha ex-professora em Botucatu, e, depois dela, com IR. CATHARINA TOMASELLA e IR. LÚCIA DE CASTRO ALVES.
 
Em 1992, fui liberada da escola para me dedicar mais à NOVA ALIANÇA pela então Madre Geral das Marcelinas, IR. MARIA PAOLAamma-bispo ALBERTÁRIO. Sempre em comunhão com a Congregação à qual muito amo e devo, mantive sempre bem informada a Delegada da Madre Geral, IR. MARIMENA PEDONE, das minhas atividades. Assim vivi de 1992 a 2002.
 
Em 2002, sentindo que Deus me chamava para outro passo (talvez o mais difícil de todos!), precisei me desligar das Marcelinas (do convívio, não da amizade fraterna) para abraçar o caminho que agora Deus me traçava.
 
Em setembro de 2002, deixei o meu convento, aos 58 anos de idade, para começar um novo caminho com o grupo de leigos que estavam me acompanhando nos meus propósitos. Recebeu o meu pedido de licenciamento da Congregação a querida Madre Geral IR. MARIA ANGELA AGOSTONI. Começava então a história propriamente dita da COMUNIDADE CATÓLICA NOVA ALIANÇA, agora com a sua Fundadora estabelecida na Sede própria, em Belo Horizonte – MG.
 
Depois de uma licença de 3 anos concedidos pela sabedoria da Igreja, decidi pedir a exclaustração definitiva.
 
Em 22 de fevereiro de 2008, recebi a mudança de título: até então Irmã, agora ouvi, do Moderador da Comunidade a frase que me marcará para sempre:
 
"De hoje em diante, serás chamada AMMA, porque deverás conduzir esta Comunidade e Fraternidade como mãe e mestra espiritual de todos quantos buscarem aqui o seu lugar na Igreja."
 
ASSIM SEJA, SENHOR! AMÉM!
 
“PESSOAS DIFERENTES COM SONHOS IGUAIS.”
Maria Ângela de Melo Nicolleti, NA
Ammá e Fundadora da CCNA
Livro

Enquete

Qual os temas do site da CCNA mais te chama atenção

Mais Lidos