SEXTA FEIRA – XXX SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde - ofício do dia)
Antífona da entrada
- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3).
Oração do dia
- Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Fl 1,1-11
- Início da carta de são Paulo aos Filipenses: 1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os seus bispos e diáconos; 2graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Dou graças ao meu Deus, todas as vezes que me lembro de vós. 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5por causa da vossa comunhão convosco na divulgação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6Tenho certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. 7É justo que eu pense assim a respeito de vós todos, pois a todos trago no coração, porque, tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do Evangelho, participais na graça que me foi dada. 8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, 11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 111,1-6 (R: 2a)
- Grandiosas são as obras do Senhor!
R: Grandiosas são as obras do Senhor!
- Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
R: Grandiosas são as obras do Senhor!
- Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
R: Grandiosas são as obras do Senhor!
- Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.
R: Grandiosas são as obras do Senhor!
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem
(Jo 10,27).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 14,1-6
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
- Glória a vós, Senhor!
- 1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles se calaram.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!
Liturgia comentada
Em dia de sábado... (Lc 14,1-6)
Para o povo judeu, o shabbat era um dia sagrado. No sétimo dia da semana, o Criador fizera uma pausa para descansar (cf. Gn 2,2-3). Estaria cansado o Criador Todo-poderoso?
Claro que não. Deus é incansável, garante-nos Jesus: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho”. (Jo 5,17) E se este Deus incansável reservou um dia na semana para o repouso, ele pensava no homem.
Em sua onisciência – e conhecendo a humana ambição – Deus antevia um tempo em que o homem seria pressionado a trabalhar como máquina. Adivinhava, talvez, que crianças seriam acorrentadas aos teares ingleses no início da industrialização do Séc. XVIII, para que não interrompessem suas tarefas. Pressentiria que os operários de Honduras seriam forçados a usar fraldas descartáveis para que não fossem ao banheiro e, assim, não travassem a linha de montagem.
Deus tudo vê... E tratando-se de um Deus-amor, como o Criador tivesse criado o homem à sua própria imagem, ele teve a delicadeza de reservar um dia para que o homem se mostrasse senhor da Criação, e não mero dente de uma engrenagem infernal que devora o homem, seu sangue e seu suor. Até Charles Chaplin percebeu este absurdo!
Neste Evangelho, Jesus cura um hidrópico em pleno sábado. Na época, a medicina era considerada um “trabalho manual”. Vale lembrar que a palavra “cirurgia” vem de “kheir”, a mão, e “ergon”, o trabalho. Assim, Jesus estaria infringindo a Lei do Sinai.
Jesus pergunta aos presentes ao banquete se eles deixariam abandonado um filho que, em dia de sábado, caísse no fundo de um poço. Ninguém responde. Todos se calam. Extremamente fiéis ao repouso sabático, os fariseus nem abrem a boca...
A lição de Jesus é que existe uma hierarquia de valores até mesmo na Lei gravada na pedra. E nenhum valor supera vida humana. O grande mandamento supõe o homem vivo.
Além do mais, o Filho de Deus - que prefere apresentar-se como o Filho do Homem – é o próprio autor da Lei entregue a Moisés. Assim sendo, quem redigiu o texto da Lei pode alterá-lo quando julgar conveniente. E estamos conversados...
Orai sem cessar: “Volta, minha alma, ao teu repouso!” (Sl 116,7)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.