Liturgia de 15 de março de 2023

QUARTA FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA

(roxo, ofício do dia)

 

Antífona da entrada 

- Orientai meus passos, Senhor, segundo vossa palavra, e que o mal não domine sobre mim!

 

Oração do dia 

- Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa Palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Dt 4,1.5-9 

- Leitura do livro do Deuteronômio: Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 147B,12-13.15-16.19-20 (R: 12a)

 

- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!


- Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!


- Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!


- Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 5,17-19

 

Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

 

- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna!  (Jo 6,63.68).

Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Praticar e ensinar... (Mt 5,17-19)

Neste Evangelho Jesus reforça a “validade permanente” da Lei de Deus. Ela não oscila e não cede terreno diante dos modismos, das correntes filosóficas, das pressões de César Augusto. Por isso mesmo, a “Lei” – que é a manifestação explícita da vontade de Deus – continua sendo o referencial para a conduta humana. Se o quinto mandamento clama: “Não matarás!”, minha atitude pessoal irá definir-me como filho obediente ou como um... fora da lei.

 

Existe, pois, uma “grandeza” na obediência à Lei de Deus. Jesus nos ensina: “Quem praticar e ensinar [os mandamentos] será considerado grande no Reino dos céus” (v. 19b). A obediência que engrandece o filho de Deus inclui necessariamente dois aspectos: PRATICAR e ENSINAR.

 

É conhecida a triste frase atribuída a algum pai ou educador: “Façam o que eu falo, e não o que eu faço!” Frase que desmente em profundidade qualquer intenção educativa, pois o mau exemplo lança por terra o bom conteúdo do ensino. Aliás, o próprio Jesus alertava seus discípulos a respeito dos fariseus de seu tempo: “Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações” (Mt 23,3).

 

Quando lemos a vida dos santos, fica patente a grande coerência entre aquilo que ensinavam e o que eles viviam. Grandes educadores – como Dom Bosco, Paula Montal e La Salle – não se limitavam a ensinar, mas praticavam imenso amor para com seus alunos. Não eram repetidores de normas abstratas, mas comprometiam suas vidas com a vida dos discípulos. Seu exemplo culminante está na vida dos mártires, quando o anúncio do Evangelho se faz ao preço do próprio sangue.

 

Imaginemos, por exemplo, que São Francisco pregasse o valor da virtude da pobreza ao mesmo tempo que passeasse pelas ruas de Assis em uma carruagem puxada por quatro cavalos brancos, revestido de um manto de veludo... Eram exatamente suas sandálias gastas e poeirentas que confirmavam o permanente elogio à Irmã Pobreza. Óbvio, aqui e ali, tanto no campo eclesial quanto governamental, o povo não se deixa iludir, mas percebe e rejeita as incoerências dos pregadores e propagandistas. Não acredita no que ouve, mas no que vê...

 

Este Evangelho não se limita a confirmar a perenidade da Lei de Deus. Traz-nos um alerta a respeito de nossa atitude em relação à mesma Lei. Afinal, ela é como espada que separa o bem do mal, a verdade da mentira, a essência da aparência. E o povo ri baixinho: “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento...”

 

Orai sem cessar: “Os que educaram para a justiça brilharão como estrelas.” (Dn 12,3)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.