Liturgia de 16 de março de 2023

QUINTA FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA

(roxo, ofício do dia da III semana)

 

Antífona da entrada 

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: quando, em qualquer aflição, chamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

Oração do dia 

- À medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, ó Deus, que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Jr 7,23-28 

- Leitura do livro do profeta Jeremias: Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 95,1-2.6-7.8-9 (R: 8)

 

- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.


- Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! A seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.


- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.


- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.

R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 11,14-23

 

Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!

Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!

 

- Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente! (Jl 2,12).

Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.  16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.  18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

  

Liturgia comentada

O reino dividido... (Lc 11,14-23)

A profecia de Jesus fala de uma derrocada geral. Tal como previu para o Templo de Jerusalém - “não ficará pedra sobre pedra” -, o mesmo vale para toda instituição dividida: “cairá casa sobre casa”.

 

No ano 70 d.C., as tropas de Tito, filho de Vespasiano, sitiaram Jerusalém, derrubaram suas muralhas e incendiaram o Templo, do qual restou apenas um muro para recolher as lágrimas de Israel: o “Muro das Lamentações”.

 

Ao longo da História, outras construções famosas atingiram brilho e fama para, logo após, vítimas da divisão entre os homens, experimentarem derrocada semelhante. Pareciam instituições inexpugnáveis – como o Império Romano, a Casa d’Áustria, o exército de Hitler, a União Soviética – e todas elas foram roídas pela ambição e pelo ódio, pela corrupção dos costumes e pela tirania. Os Estados Unidos da América são o grande império do momento, mas já vêm dando mostras de uma ruína inevitável: crescimento da miséria, imigração descontrolada, proliferação de dependentes de drogas, corrupção moral, crescente endividamento externo, além do ódio de grupos islâmicos que veem a nação norte-americana como o símbolo do mal.

 

Também a Igreja de Jesus sofre os efeitos da divisão. Também os seus muros apresentam trincas que merecem preocupação. Ao longo dos séculos, a Igreja sofreu com as perseguições e heresias, mas o Espírito de Deus a manteve de pé. Depois, vieram os grandes cismas, como a separação da Igreja do Oriente (culpados de ambos os lados, é verdade!) e a Reforma protestante, com as lamentáveis “guerras de religião”. Ainda hoje, de um lado e de outro, há cristãos que se acham no direito de odiar quem está na outra margem. E a oração de Jesus aponta para outra direção: “Pai, que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. [...] Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.” (Jo 17,21.23.)

 

Na Encíclica “Ut Unum Sint” (1995), João Paulo II mostrava os caminhos para chegar à unidade: a oração, a ação de graças e a esperança. A oração como anelo pela unidade. A ação de graças “porque não nos apresentamos com as mãos vazias”. A esperança, porque a unidade é dom do Espírito Santo. (UUS, 102.)

 

Orai sem cessar: “O Senhor congrega os dispersos de Israel.” (Sl 147,2)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.