Liturgia de 13 de junho de 2023

TERÇA FEIRA - SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA PRESBÍTERO E DOUTOR
(branco, pref. comum ou dos pastores - ofício da memória)

 

Antífona da entrada

- Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5).

 

Oração do dia

- Deus eterno e todo-poderoso, que destes santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 2Cor 1,18-22

- Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios - Irmãos, 18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi sim e não, mas somente sim. 20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu sim garantido. Por isso também, é por ele que dizemos amém a Deus, para a sua glória. 21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 119,129.130.131.132.133.135. (R: 135a)

-Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

 

- Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


- Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


- Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


- Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


- Conforme a vossa lei, firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade!

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


- Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

R:Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 5,13-16


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 13Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

  

Liturgia comentada

Vós sois a luz do mundo! (Mt 5,13-16)

Naturalmente, Jesus Cristo não fala do “brilho” da fama, do sucesso nos palcos iluminados ou da ruidosa publicação de best sellers... É bem outra a sua intenção quando nos estimula a irradiar a nossa luz sobre o mundo. Aliás, nem temos luz própria; no máximo, podemos imitar a lua, que reflete o sol. E é Jesus, para nós, o Sol da justiça (cf. Ml 3,20; Lc 1,78).

 

São João Crisóstomo [344-407 d.C.] comenta esta frase em uma de suas catequeses batismais:

 

“A luz de que ele (Jesus) fala não se detém nos sentidos corporais, ela ilumina as almas e a inteligência daqueles que a contemplam. Ela dissipa as trevas do mal e chama aqueles que a recebem a brilharem na luz que os habita, imitando sua virtude.

 

‘Que vossa luz brilhe diante dos homens!’ Cristo disse exatamente ‘diante dos homens’. Que vossa luz seja tão grande, que ela não ilumine apenas a vós mesmos, mas que ela brilhe também diante dos homens que têm necessidade de que ela os oriente. Assim, pois, como a luz material põe em fuga as trevas e permite caminhar direito àqueles que percorrem as estradas materiais, igualmente a luz espiritual, que provém de uma conduta perfeita, ilumine aqueles que têm o olhar da alma obscurecido pelo erro e não sabem ver exatamente o caminho da virtude. Ela desvela e purifica os olhos de sua inteligência, repondo-os no caminho reto, e os faz caminhar daí em diante na via da virtude.

 

‘Para que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.’ Isto é, que vossa virtude, diz o Cristo, que a exatidão de vossa conduta e a retidão das boas obras estimulem aqueles que vos veem a dar glória ao Senhor de todos nós. Por conseguinte, que cada um de vós, eu vos rogo, se esforce por viver com tal exatidão que ele arraste os que vos observam a bendizer o Mestre.

 

É por isso que o bem-aventurado apóstolo, imitador de Cristo e doutor da perfeita conduta, que percorria o mundo tudo fazendo para a salvação dos homens, escrevia: ‘Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas passaram, eis que todas as coisas se tornaram novas’ (2Cor 5,17).”

 

Diz o conhecido ditado popular: “Quem não quer o escuro, acende a vela”. Se o mundo vive em trevas, não seria porque não estamos irradiando a luz de Cristo?

 

Orai sem cessar: “Senhor, é à tua luz que vemos a luz...” (Sl 36,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.