Liturgia de 25 de dezembro de 2023

MISSA DA NOITE
(branco, glória, creio, pref. do Natal –ofício da solenidade)

 

Antífona da entrada 

- Alegremo-nos todos no Senhor, porque nosso salvador nasceu no mundo. Hoje para nós desceu do céu a verdadeira paz. (Sl 2,7)

 

Anúncio do Natal

(após o ato penitencial) 

Transcorridos muitos séculos desde que Deus criou o mundo e fez o homem à  sua imagem, JESUS CRISTO, DEUS ETERNO E FILHO DO ETERNO PAI, querendo santificar o mundo com a sua vinda, foi concebido por obra do Espírito Santo e se fez homem; transcorridos nove meses, nasceu da Virgem Maria em Belém de Judá. Eis o Natal de nosso Senhor Jesus Cristo segundo a natureza humana. Venham, adoremos o Salvador. Ele é Emanuel, Deus conosco.

 

Coleta 

- Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santíssima com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo conhecido na terra este mistério, possamos também participar da sua glória no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

.

1ªLeitura: Is 9,1-6

- Leitura do livro do profeta Isaías: 1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 96,1-2a.2b-3.11-12.13 (R: Lc2,11)

 

- Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
R: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.


- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

R: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.


- Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

R: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.


- O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas

R: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.


- Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

R: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

 

2ª Leitura: Tt 2,11-14

- Leitura da carta de são Paulo a Tito: Caríssimo, 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria: é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor (Lc 2,10s)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 2,1- 14.

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!  

 

 

- 1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até a cidade de Nazaré na Galileia, até a cidade de David, chamada Belém, na Judéia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias do parto 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo.  10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: 11hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor! 12E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e na paz aos homens por ele amados”

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

   

 

Liturgia comentada

Não havia lugar para eles... (Lc 2,1-14)

Uma família pobre em trânsito. O homem do povo que vem até Belém, obedecendo à ordem de César, para ser recenseado entre os membros do clã de Davi. A jovem mulher aldeã que está nos últimos dias de sua gravidez. O bebê ignorado que vai nascer é... o Filho de Deus...

 

E não havia um espaço apropriado para eles. A hospedaria está realmente lotada. O grande afluxo de viajantes ocupou todos os lugares. Entretanto, seria mesmo uma atitude falsa e farisaica de nossa parte lamentar que não tenha havido um lugar para eles, se também nós ainda não abrimos um espaço para o Menino em nosso coração, tantas vezes ocupado por outros projetos e outros interesses...

 

Sempre foi assim. Desde a obscuridade Belém até os brilhos de Washington, Jesus Cristo sempre se mostra um tanto apartado do mundo, um tanto deslocado no universo dos poderes e dos ganhos materiais. Afinal – como ele mesmo garante – o seu reino não é deste mundo.

 

O verdadeiro “lugar” que Jesus espera encontrar é completamente outro: ele espera ser acolhido no coração dos homens. Talvez, um espaço em nossas famílias. Quem sabe, um cantinho nas oficinas. Seria pedir demais: uma pequena brecha nas estruturas sociais e econômicas?

 

Os pastores de Belém, malcheirosos e despenteados, acharam um lugar para Jesus. Ao convite dos anjos, acorreram com seus cães e seus cajados. Por isso mesmo, mereceram ouvir o coral celeste que oferecia paz à terra dos homens.

 

“É ali que estão a hora de Deus e o lugar de Deus sobre a terra. Ali onde a terra se descentra em relação a si mesma, para abrir-se sobre um cantinho de céu, na exultação e no louvor, e na paz de um amor ao qual, enfim, ela consente abandonar-se.”

 

Estas são palavras do monge cisterciense André Louf, que ainda acrescenta: “A noite de Natal descentra também a nós. Importa que, nesta noite, nos deixemos transformar pelo Menino que vem, para não sermos encontrados em outra parte, no momento em que Deus vem participar o seu Amor: aqui mesmo, onde um passado de 20 séculos se faz presente, onde a terra e o céu se tocam em uma noite: no Céu, glória a Deus; na terra, paz aos homens que Ele ama”.

 

Natal é mesmo uma questão de espaço...

 

Orai sem cessar: “O Verbo se fez carne e acampou entre nós.” (Jo 1,14)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.