VÍDEO 83 - Série QUERIGMÁTICA – 21º. ENCONTRO – A CONVERSÃO É CONSEQUÊNCIA DA FÉ ASSUMIDA "SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA?" (2)

 

1) INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...
OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!
2) PREGAÇÃO
a) “O melhor vinho”: foi nisso que meu coração parou quando, ao abrir para Deus meu coração, veio sobre mim a passagem das bodas em Caná. Sei, tenho certeza de que Deus tem sempre “o melhor” para nos dar e “até o fim” da festa desta vida na terra, uma breve passagem por aqui. Aqui estamos para “concordarmos” com a vontade de Deus, isto é, conformar, configurar a nossa vontade à dEle. Nisso estará a nossa felicidade, o nosso “100% neste mundo”, mas, claro!, com “perseguições”. Por que?! Porque, por sermos de Deus, o mundo nos odeia e investe o seu “pior” sobre nós. Deus nos dá o Seu “melhor”; o mundo nos dá o seu “pio”. É assim, sempre foi e sempre será assim. Cabe a mim “ponderar as coisas” (I.C. Livro I, Cap. 4, n.1). “Cautelosa e naturalmente se deve, diante de Deus, ponderar as coisas”. O que vou preferir: o melhor de Deus ou o pior do mundo?
b) A ADESÃO verdadeira a Jesus NOS PÕE A CAMINHO; um caminho IN-VERSO (con-verso) àquele nos qual, antes de Jesus, caminhávamos cegamente, de acordo com o mundo que sempre nos oferece “o pior e até o fim”. Era o que experimentava Maria Madalena com sua vida mundana. Seus companheiros de pecado sempre lhe davam o pior: o sentimento de degradação da própria dignidade, o sentir-se OBJETO usado e não PESSOA AMADA, como Jesus a fez se sentir.
c) O que o mundo quer que eu faça, já sabemos; já sei. Mas, o que Deus QUER QUE EU FAÇA? É preciso se fazer sempre esta pergunta para nos mantermos no sentido de uma permanente CONVERSÃO, no sentido de uma permanente RUPTURA com os contra valores do mundo. A fé e a prática verdadeiras nos ensinamentos de Jesus nos porá na contramão do mundo.
d) Rm 12, 2 - Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.
3) ENCERRAMENTO – Exortar ao para-casa. Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
APROFUNDANDO O ASSUNTO:
• Procure ler, todos os dias, um trechinho deste texto, tentando sentir as moções de Deus. Percebendo-as, converse intimamente com Ele, dialogue com Ele! Aprofunde cada citação no texto acima, juntamente com a tarefa de cada dia! Seja um assíduo ouvinte do seu Salvador pessoal! Renove todos os dias a oração final do 17º. ENCONTRO.
• Nesta semana, tenha comunhão DIÁRIA com a Palavra de Deus através das Leituras da Missa e procure perceber atitudes que aí aparecem e revelam a fé e a conversão como uma interpelação de Deus para você.
1º. DIA
Mt 3,1-12 – Façam coisas que provem que vocês se converteram
Mt 19,16-29 – O homem apegado
2º. DIA
Mc 1,1-5 – O batismo de conversão para o perdão dos pecados
Mt 21,28-32 – Os dois filhos
3º. DIA
Lc 3,1-14 – O que é que devemos fazer?
Mt 25,1-13 – Manter a lâmpada acesa
4º. DIA
Lc 15,1-10 - Haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão
Lc 15,11-32 - Voltarei à casa do meu Pai
5º. DIA
Lc 24,44-53 - No Seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém
6º. DIA
Lc 19,1-9 – Zaqueu recebe Jesus em sua casa e se converte
7º. DIA
At 26 – O testemunho da conversão de São Paulo