VÍDEO 91 - Série QUERIGMÁTICA – 25º. ENCONTRO – A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

Vamos hoje anunciar a pessoa do Espírito Santo. Tarefa não fácil! Anunciar Deus Pai é facilitado pela familiaridade com as palavras humanas como: PAI, PATERNIDADE... Anunciar Deus Filho fica ainda mais fácil, pois Ele Se apresenta a nós como atesta São João evangelista:
A Palavra Se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a Sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade (Jo 1,14).
E ainda:
Aquilo que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos apalparam: - falamos da Palavra, que é a Vida. Porque a Vida se manifestou, nós a vimos, dela damos testemunho, e lhes anunciamos a Vida Eterna. Ela estava voltada para o Pai e Se manifestou a nós –. Isso que vimos e ouvimos, nós agora o anunciamos a vocês, para que vocês estejam em comunhão conosco e a nossa comunhão é com o Pai e com o Seu Filho Jesus Cristo (1 Jo 1,1-3).
Já quando nos referimos ao Espírito Santo não encontramos expressões tão fáceis para expressar uma Pessoa. Podemos conferir essa "dificuldade" com a conversa de Jesus e Nicodemos:
O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito" (Jo 3,8).
Ele não Se apresenta sob expressão ou figura humana, mas, a Bíblia se refere a Ele com todos os atributos divinos como faz com relação a Deus Pai e o Filho.
O Espírito Santo é uma Pessoa, isto é, um Ser com mente, vontade e emoções. Ele age como Pessoa. Por isso, vemos que:
  • Podemos entristecer o Espírito Santo (Ef 4,30).
  • Podemos contar com Ele, pois Ele intercede por nós (Rm 8,26-27).
  • Ele toma decisões de acordo com a Sua vontade (1 Cor 12,4-11).
  • Ele age como aquEle que nos defende, é o nosso Defensor (Jo 14,15-17).
  • Ele é o Espírito da Verdade e nos guia por ela (Jo 16,13).
  • Ele é o nosso Mestre interior (Jo 14,25-26).
  • Ele é Quem dá testemunho de Jesus Cristo em nós (Jo 15,26).
  • Ele é Quem fecunda Jesus no seio puríssimo de Nossa Senhora (Lc 1,34-35).
Vamos recorrer à Igreja quando nos ensina:
CIC 152 - Não é possível acreditar em Jesus Cristo sem ter parte no Seu Espírito. É o Espírito Santo que revela aos homens Quem é Jesus. Porque "ninguém é capaz de dizer: 'Jesus é Senhor', a não ser pela ação do Espírito Santo" (1 Cor 12, 3). "O Espírito penetra todas as coisas, até o que há de mais profundo em Deus [...]. Ninguém conhece o que há em Deus senão o Espírito de Deus" (1 Cor 2, 10-11). Só Deus conhece inteiramente Deus. Nós cremos no Espírito Santo, porque Ele é Deus.
               
Aqui está uma claríssima profissão de fé: O ESPÍRITO SANTO É DEUS.
No Credo niceno-constantinopolitano, professamos a divindade do Espírito Santo quando proclamamos:
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
A Igreja sempre se fundamenta na Bíblia e na tradição para ensinar o que ensina. Na Bíblia, é mais do que evidente que o Espírito Santo é Deus. Vamos a algumas passagens que selecionadas:
  • Sl 139,7-10 (o Espírito Santo é onipresente)
  • 1 Cor 2,10 (o Espírito Santo é onisciente)
  • At 5,1-4 (o Espírito Santo é testemunhado claramente como sendo Deus).
Sem o Espírito Santo, não há sacramentos. Sem o Espírito Santo, não existe missão. Sem o Espírito Santo, não há, não existe a Igreja. Sem o Espírito Santo, não há nada, porque, com o Pai e o Filho, Ele é a força que dá eficácia à graça própria de cada sacramento. Ele é a força propulsora da missão e dos seus frutos. Ele é o princípio da unidade, da santidade, da catolicidade e da apostolicidade da única Igreja que Jesus fundou.
APROFUNDANDO O ASSUNTO:
  • Nesta semana, não coloco nenhuma distribuição da Palavra de Deus ao longo dos dias. Cada um vai aprofundar as citações colocadas ao longo deste texto. Todas elas são muito reveladoras do Espírito Santo. Desejo, de todo o coração, que cada um, durante seu momento de intimidade com o Espírito Santo, vá pedindo a Ele, sinceramente, que venha fazê-lo NASCER DE NOVO. Este será o assunto que trataremos nos dois encontros seguintes, se Deus quiser.
  • Exorto a que todos DESEJEM ARDOROSAMENTE PELO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.
CANTOS SUGERIDOS:
LOUVEMOS O SENHOR – nn. 496 - 563 - 669 – 670 - 1451 - 1572
LOUVAI O SENHOR – Músicas do Santini – nn. 10 – 79 – 87 – 105 – 222 – 492