“A liturgia é o ápice para o qual tende a ação da Igreja, e ao mesmo tempo é a fonte donde emana toda a sua força [SC 10] .”
Ela é, portanto, o lugar privilegiado da catequese do povo de Deus. “A catequese está intrinsecamente ligada a toda ação litúrgica e sacramental, pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens [CT 23] .”
Quero aqui destacar o ponto do CIC que diz que: “A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (SC 10).
Todo cristão tem a obrigação, sob pena de pecado, de participar da Santa Missa todos os domingos e festas de preceito. Segundo o Papa Bento XVI “A Santa Missa dominical não é uma obrigação, mas uma necessidade”. Mas, amigo(a) ouvinte, seria muito bom, para o católico, participar da S. Missa também durante a semana.
O ponto alto de toda a Liturgia está na celebração da Eucaristia; por isso, o seu rito é cuidadosamente elaborado pela Santa Sé através da Sagrada Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, com a devida aprovação do Papa.
Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança