“Na realização de tão grande obra, por meio da qual Deus é perfeitamente glorificado e os homens são santificados, Cristo sempre associa a Si a Igreja, sua esposa diletíssima, que O invoca como seu Senhor e por Ele presta culto ao eterno Pai [SC 7] .
A Liturgia é uma ação sagrada, com ritos, na Igreja e pela Igreja, pela qual se realiza e se prolonga a obra sacerdotal de Cristo, para a santificação dos homens e a glorificação de Deus (cf. SC 7).
A santificação dos homens é apresentada como primeira finalidade da obra sacerdotal de Cristo, porque, para dar glória a Deus, os homens devem tornar-se santos. Aliás, a santificação dos homens já é a própria glorificação de Deus; não há contradição entre uma e outra; na medida em que o homem é santo, ele reproduz a santidade de Deus e a proclama.
De modo especial, a Igreja é posta em relevo na definição de Liturgia, pois é nela e por ela que a vida do Pai trazida por Cristo nos atinge. A Igreja não apenas declara que os homens são agraciados e santificados por Deus, mas ela efetua essa santificação por disposição do próprio Deus. A Igreja participa da obra sacerdotal de Cristo na medida em que é o Corpo Místico ou Corpo prolongado de Cristo.
Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança