Santo é o templo de Deus, que sois vós - Liturgia das Horas - OFÍCIO DAS LEITURAS

 

Olá meus irmãos!
Paz e alegria!
 
Hoje, dia 08 de julho de 2021, uma quinta-feira, estamos na 14ª semana do Tempo Comum. Vocês pararam pra pensar que nós já estamos no segundo semestre desse ano, pela graça de Deus, até aqui nos trouxe o Senhor.
 
A nossa reflexão foi tirada do Ofício das leituras na 2ª leitura e tem como tema: Santo é o templo de Deus, que sois vós, do comentário do Salmo 118, de Santo Ambrósio, Bispo.
 
Para bem iniciarmos este momento de reflexão, vamos invocar a Santíssima Trindade no meio de nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Peço também ao Espírito Santo de Deus que por Vossa inspiração eu posso conhecer a vontade do Pai e fortalecer-me no Seu incondicional e amoroso cumprimento. Amém
 
Através dessa leitura o Senhor me tocou a fazer uma análise, vocês lembram o tema? Santo é o templo de Deus, que sois vós. Então eu fui tocada a fazer essa análise de que templo de Deus eu tenho sido. Em um mundo onde muitos nos diz assim: Meu corpo, minhas regras... Com certeza, cada um de nós tem o livre arbítrio para decidir o que quiser de sua vida, Deus nos deu esse livre arbítrio. Mas temos que ter cautela para essa liberdade não nos tornar escravos de nós mesmos.:
Minha mãe me falava sempre, ela repetia as palavras de São Paulo: “Tudo é permitido, mas nem tudo me convém”, ou em outra tradução: tudo é lícito, mas nem tudo nos convêm” e Deus nos dá escolha.
 
Tem uma passagem, que está m 1 Cor 6, 19-20 que nos diz assim: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em Vós, o qual recebestes de Deus e que por isso mesmo já não vos pertenceis. Porque fostes comprado um por um grande preço. Glorificai, pois a Deus no vosso corpo”.
 
Então, eu pergunto para você: Como está o seu templo? Como você tem cuidado do templo? É um templo digno para que o Espírito Santo de Deus possa querer entrar? Possa querer adentrar? Possa querer habitar? Possa querer fixar residência? Estou falando para vocês, mas eu estou ouvindo também me fazendo essa pergunta como está o meu templo? O templo que é o meu corpo.
 
Com certeza não compreendemos tamanha honra que é ser morada do Espírito Santo, palácios e mansões esplendorosas podem servir de habitação a reis, príncipes, grandes celebridades, pessoas importantes, autoridades, mas apenas o corpo daquele que foi redimido por Cristo é que pode servir de morada para o Espírito Santo de Deus.
 
Meus irmãos, que tamanha honra, mas será que estou sendo digna de tamanha magnitude? Será que eu compreendo? Será que você compreende o que é ser templo de Deus, o que é ser morada do Espírito Santo?
Quando o Espírito Santo tem vindo até nós o que Ele tem encontrado? Como é que está o nosso templo por fora e por dentro?
 
Como eu dizia no início as nossas decisões definem o que somos. Nós temos muitos exemplos na Bíblia de pessoas que seguiram seus próprios caminhos, que não escolheram a benção, escolheram a maldição através de suas ações, mas podemos ver os exemplos de Lúcifer, Adão, Eva, Caim e tantos que desobedeceram a Deus e que escolheram a maldição. Pelo seu livre arbítrio escolheram a maldição ao invés da bênção. Temos que ter cuidado porque são as mesmas situações que nos são apresentadas todos os dias, podemos ser bênção através das nossas escolhas, de como eu decido cuidar do meu templo.
 
Será que quando o Espírito Santo olha para mim, Ele diz aí eu quero fazer morada, eu vou habitar nessa morada. Será que quando olha para você, Ele diz: Esse é um templo digno de receber o Espírito de Deus, para que fixe Sua morada ali, naquele corpo, em você meu irmão.
 
Então se eu ocupo meu templo com sentimentos ruins, com coisas pesadas, com rancores, ódio, mágoas, inveja, com ambição...eu não vou dar espaço para o Espírito santo entrar e fazer morada. Ele não vai querer nem entrar, quanto mais fixar residência nesse templo.
 
Quando olha por fora como é que está? Sabe quando a gente vai receber alguém especial na nossa casa uma pessoa querida, como a gente faz? A gente tira tudo, faz aquela faxina pesada, tira tudo que está entulhando, tudo que parece sujo, tudo que está desorganizado. Então para que o Espírito Santo queira fazer morada em nós, precisamos fazer essa faxina pesada também, meus irmãos, tanto por dentro, como por fora. 
 
Vamos fazer de nós, de nossos corpos templos onde o Espírito Santo queira ficar, queira e entrar, queira permanecer...
 
Esse chamado que eu faço a cada um de nós, essa análise e reflexão que o Espírito Santo me tocou nesse dia para que a gente possa fazer e de fato sermos dignos de receber esse Espírito que nos ajuda, que nos fortalece a cada dia.
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
Doe através das:
 
CHAVE PIX 31999799360
 
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
 
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
Maria Josânia Berto Oliveira
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão Marabá - Pará