A celebração do mistério cristão (§1069) - Introdução 4

QUE SIGNIFICA A PALAVRA LITURGIA

A palavra “liturgia” significa originalmente “obra pública”, “serviço da parte do povo e em favor do povo”. Na tradição cristã ela quer significar que o povo de Deus toma parte na “obra de Deus [Cf. Jo 17,4]”. Pela liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.

A Liturgia, em todos os tempos, é o culto público que o povo presta a Deus. Podemos dizer que é um diálogo entre o povo e Deus. O povo celebra os mistérios de Deus. Deus se entrega como dom ao povo, e este, acolhendo o dom de Deus, responde a Deus com louvor, e canta as suas maravilhas.

A Liturgia é assim chamada de “culto público”, porque difere de um culto privado. O terço que rezamos em nossas casas, por exemplo, é um culto privado, particular, daquela alma que reza naquele momento. Muitas graças nos são dadas pelos nossos cultos particulares e devemos sempre oferecer a Deus estas orações, mas não é a Liturgia, pois esta é um culto público, realizado em nome da Igreja.

O parágrafo do Catecismo aqui em questão, ensina que “Pela liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção”.

Isto significa que através da Liturgia, Jesus continua a nos salvar; de modo especial em cada Missa, onde se atualiza a Sua santa Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão ao Céu; nela “torna-se presente a nossa redenção”.

Através da Liturgia, Jesus Cristo exerce o Seu múnus sacerdotal, onde é realizada a santificação do homem, e o culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, cabeça e membros.

Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança